quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

JESUS CRISTO LIBERTADOR

Jesus Cristo Libertador

A libertação que Cristo trouxe em relação à Lei não constituía em anular os escritos sagrados e estabelecer uma nova doutrina, mas sem dúvida que depois dEle muita coisa mudou. Ninguém possuía autoridade para alterar qualquer coisa na Lei e Jesus lidou com isso desfazendo a inversão de valores adquiridos durante séculos. Jesus traz o ser humano para ser o mais importante, já que muitas das ordenanças colocavam-nas como prioridade. Tanto é verdade que Ele diz: ”Não é o homem para o sábado, mas o sábado para o homem” (Mc 2:27). O ser humano estava em segundo plano na religião e nos costumes judaicos e Jesus trabalha mostrando a vida humana mais importante para Deus que a religião e seus sacrifícios que se exigia. Ao curar pessoas nos dias de sábado, muitos se escandalizavam e O rejeitavam, mas o amor, a compaixão, a misericórdia, o socorro, a atenção, a inclusão, o perdão e tantas outras coisas eram praticados em prol do ser humano, que iam diretamente atingindo as bases da religião judaica. Leonardo Boff ainda diz o seguinte:

O amor que ele prega e exige deve ser incondicional para amigos e inimigos (Mt 5:44). Porém, se Cristo liberta o homem das leis, não o entrega à libertinagem ou à irresponsabilidade. Antes pelo contrário: cria laços e ligações ainda mais fortes que os da Lei. [1]

Nas bases de ensino de Jesus fica muito evidente a valorização das pessoas colocando-as como iguais, onde a acepção já não encontra lugar. A solidariedade e o amor são tão marcantes no ministério de Jesus que as passagens dos Evangelhos registram as multidões indo ter como Ele durante muitos dias sem intervalos, ao ponto de Jesus realizar a multiplicação dos pães e alimentar muitas pessoas devido ao tempo contínuo de busca por milagres. O amor é a maior demonstração de Jesus para com o próximo. Tolerância, inclusão e perdão são evidências claras nos ensinamentos de Cristo. Até os Dez Mandamentos foram resumidos em dois: “amar a Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”.

[1] Boff, Leonardo. Jesus Cristo Libertador. Pág. 51. Vozes 2003.

Nenhum comentário: