quinta-feira, 10 de novembro de 2011

BATISMO

O batismo cristão tem seu fundamento no ministério de Jesus de Nazaré, na Sua morte e ressurreição. É conferido em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Desde os primeiros dias da Igreja ele é praticado e atestado nas cartas do Novo Testamento, nos Atos dos Apóstolos e nos escritos patrícios. É um sinal da vida nova em Cristo. Os batizados estão assimilados à morte de Cristo, com Ele são sepultados e da mesma forma ressuscitam aqui e agora, para uma vida nova, assegurando que no futuro estarão unidos com Cristo em uma ressurreição semelhante à Sua.

“Há... um só batismo, um só Deus e Pai de todos...” (Ef 4:4-6). O batismo é um sinal do Reino de Deus e da vida do mundo futuro. Não consiste numa experiência momentânea, mas tem a ver com o crescimento de toda uma vida na comunhão de Cristo. O batismo de adultos e o batismo de crianças têm lugar, um e o outro, no seio da Igreja como comunidade de fé, mesmo havendo divergências ou concordâncias nas praticas de batismos para crianças. Deve-se evitar toda e qualquer prática que possa ser interpretada como um re-batismo.

Todos estão de acordo em dizer que o batismo cristão é um batismo na água e no Espírito Santo. Em suma o batismo é: participação na morte e na ressurreição de Cristo, conversão, perdão, purificação, dom do Espírito, incorporação no Corpo de Cristo e sinal do Reino de Deus. Geralmente é celebrado por um ministro ordenado, ainda que em outras circunstâncias outros sejam autorizados a batizar.