sábado, 17 de maio de 2014

Resumo

Conteúdo referente ao resumo do livro ANDRAGOGIA[1].

A Pedagogia é a ciência que estuda como ensinar crianças, enquanto que Andragogia é a ciência que estuda como os adultos aprendem. A Andragogia foi usada pela primeira vez pelo educador alemão Alexander Kapp, em 1833. Outros educadores que usaram esse método com organogramas que facilitam o acompanhamento do desempenho de cada aluno, também são citados no decorrer do livro. Dificuldades como falar em público para adultos, por exemplo, aulas mal planejadas, conteúdos que aparentemente não provocam interesse, dentre muitas outras coisas que não deveriam, mas acabam por acompanhar alguns professores, são limites que precisam ser vencidos. E a proposta andragógica veio para proporcionar opções que venham corrigir essas falhas para que as aulas possam ser dinâmicas, atraentes, e acima de tudo, proveitosas e porque não dizer inesquecíveis? Esta é parte da proposta da Andragogia apresentada neste livro.
Na Andragogia o conteúdo não deixa de ter sua importância, mas o processo ou método usados para o ensino passam a ter destaque pelo fato do adulto ser ‘independente’ ou ‘autodirecionável’ para a escolha do conteúdo. O adulto apresenta mais resistência por já ter suas próprias experiências e assumir suas responsabilidades por seus atos diante da sociedade. Por esses e muitos outros, os mais variados motivos que favorecem o psicológico do adulto a não ceder para a aprendizagem é que esse método surgiu procurando “cativar” a atenção dessa classe de estudantes para o êxito na aprendizagem.
Estatísticas referentes à capacidade do cérebro para guardar informações visuais, auditivas, reproduzidas verbalmente, de práticas de certa teoria, etc., ajudam e orientam o professor(a) para um sucesso maior com este método e também lhe oferece meios para planejar melhor suas aulas. Alguns recursos tecnológicos são sugeridos para a aplicação do conteúdo e até informações com relação ao tempo ideal para a execução de cada tarefa, são esboçadas para garantir não só o sucesso do educador, como principalmente o resultado positivo no processo de aprendizagem do adulto, livres de aulas maçantes.



[1] BELLAN, Zezina Soares. ANDRAGOGIA em ação. SP. SOCEP Editora, 2005.

Nenhum comentário: